A verdade é que existe um cão para cada tipo de pessoa, e estilo de vida. De cães de porte gigante, (que podem ser comparados a cavalos) até os pequeninos, que cabem facilmente no colo. E dentre esses pequenos notáveis, temos o carismático Bichon Frisé.
Um nome que pode parecer complicado à primeira vista, mas que representa um dos cachorrinhos mais fofos e adoráveis que você poderá encontrar. Conheça a história e características dessa verdadeira pelúcia viva.
A origem da raça
Acredita-se que antigos marinheiros, viajando entre continentes, tinham em seus barcos pequenos cães brancos chamados Barbichon, para companhia e também para caçar ratos. Por serem cães diferentes e fofos que só eram vistos nesses nacios, eles tornaram-se muito populares entre os nobres europeus, especialmente na França e na Espanha, por volta do século XIV.
Eles eram frequentemente encontrados no colo da realeza e rapidamente se estabeleceram como companheiros ideais nos salões da aristocracia.
Não demorou muito para que sua popularidade ultrapassasse os salões do poder e alcançasse os corações dos cidadãos comuns. Sua transição de cortesãos para cães domésticos aconteceu de maneira quase natural, graças ao seu temperamento amável e aparência cativante.
Ficha completa
À primeira vista, o Bichon Frisé pode ser confundido com um brinquedo de pelúcia de tão fofo que é. Mas por trás dessa aparência de bichinho está um cãozinho vibrante e cheio de energia.
- Pelagem: Pelos brancos, encaracolados e densos, que não soltam muito e são hipoalergênicos.
- Tamanho: Pequeno, geralmente pesando entre 5 e 12 kg, com uma altura média de 23 a 30 cm.
- Temperamento: São conhecidos por serem alegres, brincalhões e muito carinhosos. Adoram companhia e se dão muito bem com crianças e outros animais.
- Expectativa de Vida: Entre 12 e 15 anos.
Saúde
Como todos os seres vivos, o Bichon Frisé tem algumas questões de saúde específicas que devem ser monitoradas. Entre elas, destacam-se as alergias de pele, problemas dentários e algumas doenças oculares. Além disso, por terem uma pelagem densa, é importante manter a higiene, evitando nós e possíveis infecções de pele.
A expectativa de vida do Bichon Frisé é de cerca de 12 a 15 anos, como dito acima, mas dependendo dos cuidados com o animal, ela pode ser maior ou menor. Por isso é importante saber mais sobre a raça e os cuidados que demanda. Após essa breve visão sobre a saúde dessa raça adorável, que tal conferir uma galeria de fotos desses pequenos e se encantar ainda mais?
Curiosidades sobre o Bichon Frisé
Mesmo sendo um cãozionho pequeno, a raça tem suas peculiaridades e curiosidades. O nome Bichon Frisé, por exemplo, significa literalmente “cãozinho encaracolado” em francês. E por falar em encaracolados, você sabia que os pêlos desses cães é hipoalergênico?
Mesmo sendo uma raça tão querida pela nobreza, eles precisaram lutar para sobreviver. Com o final da Revolução Francesa, muitos da raça perderam seu posto na realeza e se adaptaram bem vivendo nas ruas, e virandi atrações de circo.
Mas, hoje essa raça é uma das mais queridas e está caindo no gosto das pessoas por serem uma raça de colo e adaptáveis para apartamentos e uma rotina mais caseira.
Pequena fofura
É impossível resistir ao charme do Bichon Frisé. Sua pelagem fofa e olhos brilhantes capturam corações por onde passam. Mais do que apenas uma bonita aparência, esses pequenos cães são verdadeiros companheiros. Eles têm uma capacidade incrível de alegrar um ambiente, trazendo alegria e risos a todos ao redor.
Muitos donos de Bichon Frisé vão dizer que, uma vez que você tem um, é difícil imaginar a vida sem essa pequena bola de pelo amorosa. Seja para famílias, idosos ou jovens solteiros, eles se adaptam a quase todos os ambientes, trazendo amor e carinho em abundância.
Galeria de fotos
Tá, você já sabe que eles são fofos. Mas quanto? Veja essa coleção de fotos do Bichon Frisé e se apaixone ainda mais por essas pelúcias.