Pelos encaracolados, olhos doces e inteligência aguçada. De quem estou falando? Dos Poodles, é claro. Além de toda essa fofura, eles esbanjam também muitas cores. Existe uma fascinante genética dos poodles e que explica como surgem essas criaturinhas coloridas.
Pronto para conhecer todas as cores dos poodles, enquanto explicamos os segredos genéticos por trás delas?
A ciência da cor dos pelos
Basicamente, a cor dos pelos dos animais é definida pela genética. Os genes responsáveis pelas cores são divididos entre dominantes e recessivos. Os dominantes, como o próprio nome já diz, aparecem com mais frequência. E os recessivos são o contrário: eles se expressam com menor frequência.
Aqueles marcados pelos genes dominantes em par (A/A) terão a cor mais frequente na raça, ou seja, vão ser inteiramente pretos. E os marcados pelo par de genes recessivos (a/a) a cor menos frequente, ou seja, vão ser inteiramente brancos.
Mas o que explica as outras tonalidades? É que, além dos genes dominantes e recessivos, há a ação de um terceiro gene, chamado diluidor. Agora, imagine genes dominantes, recessivos e diluidores se combinando e variando: esse é o resultado do arco-íris de poodles.
As cores dos Poodles: Conheça as variações
Esclarecida a parte de onde vem as cores dos poodles, chegou a hora de conhecer toda essa cartela de cores .
1.Preto
Comecemos com o clássico e sofisticado poodle preto. Lembra que falamos sobre um par de genes dominantes? São eles que definem a cor preta dos poodles. Por ser dominante, é a cor mais comum entre os poodles.
2.Branco
Agora indo do escuro para o claro, os poodles brancos trazem a genética oposta. Essa cor é o resultado de um par de genes recessivos que inibem as outras cores.
3.Marrom
Para adoçar o dia, que tal um chocolate? Essa é a sensação de olhar para um poodle marrom. E como surgiu essa cor? Ela é determinada por um par de genes recessivos combinados com um gene diluidor . O resultado é uma tonalidade única.
4.Cinza
Os poodles cinzas são como nuvens de fofura que deslizam pelo chão. Essa cor é produzida por um par de genes recessivos combinados com o gene diluidor. Eles exibem uma variedade de tons, desde cinza claro até cinza ardósia. Quanta versatilidade, né?
5.Abricot
Imagine um pôr do sol de verão em forma de poodle – isso é o abricot! Essa cor, também chamada de damasco, é resultado de um par de genes recessivos combinados com um gene diluidor e um gene de intensidade.
Pense no gene de intensidade como uma régua que vai de 1 a 10. Se o gene diz “10”, significa que a cor do pelo vai aparecer bem forte. Se o gene diz “1”, significa que a cor do pelo vai aparecer bem fraquinha.
Os pelos e a saúde
Como vimos, os genes que definem as cores dos poodles podem ter diversas combinações, tanto que a lista nem caberia aqui. Mas por falar nos genes, infelizmente, algumas cores de pelos em Poodles podem interferir na saúde desses animais.
Pelagem Merle
Um exemplo é a pelagem chamada Merle. Seria um poodle branco com manchas das outras cores possíveis para a raça, como marrom, preto ou cinza. Onde está o problema? Merle não é uma cor, mas sim uma mutação genética.
E essa mutação está ligada a problemas sérios de saúde para esses animais como surdez, problemas cardiovasculares, doenças renais, entre outras. Inclusive, os profissionais não indicam o cruzamento para gerar filhotes merle, já que normalmente eles nascem com deficiências.
Albinismo
Outro problema é o poodle albino. Quando estamos falando de cores dos pelos das raças, os albinos não estão na lista. O poodle de pelagem branca é diferente de um poodle albino. Geralmente, um poodle branco terá focinhos, almofadinhas e o entorno dos olhos preto. Já o cão albino, será completamente branco, e inclusive pálido.
Albinismo é um distúrbio genético e acontece quando um ser nasce com ausência total ou parcial da melanina, o pigmento responsável pela cor de olhos, pelos e pele. Esse distúrbio também causa mal aos poodles, como dermatite canina e câncer.
Poodles podem mudar de cor
Você já deve ter ouvido falar de casos onde um filhote de poodle mudou de cor depois de crescer. Essa mudança faz surgir ainda mais dúvidas em relação à variedade de pelagem destes cães.
Se isso te preocupa, pode relaxar! Esse fenômeno se chama clareamento e é comum na raça. Ele pode acontecer em várias partes do corpo do animal, incluindo orelhas, patas e focinho.
Aprecie com outros olhos
Quanta coisa descobrimos, não é mesmo? Agora, da próxima vez que você encontrar um poodle verá eles com outros olhos. Seja preto, branco, marrom ou qualquer outra cor, aprecie a beleza e a magia por trás da diversidade dos seus pelos.
Celebre essa paleta de cores espetacular e caso decida cuidar de uma pelagem mais delicada, esteja sempre de olho na saúde do seu pet.