Muitas vezes, subestimamos a profundidade das emoções dos animais. Ansiedade não é exclusiva dos seres humanos. Os cães podem sentir ansiedade em várias intensidades e pelas mais diversas razões.
O desafio é que, diferente de nós, eles não verbalizam seus sentimentos. Mas o que fazer quando isso acontece? Como saber o que é ansiedade em cachorros e qual sua causa?
A verdade é que eles demonstram alguns sinais, e felizmente você pode identificá-los para ajudar seu pet.
O que causa ansiedade nos cachorros?
A ansiedade em cães pode ser desencadeada por vários fatores. Um estudo recente apontou alguns dos fatores mais comuns, como uma mudança de casa ou a chegada de um novo membro na família.
Por mais bobo que pareça para nós, essa mudança de ambiente pode ser estranhada pelo animal, causando ansiedade. Outras causas que o estudo ressalta são:
- Traumas passados: Um cão que sofreu maus-tratos pode apresentar sinais de ansiedade.
- Separação dos donos: Alguns cães são extremamente ligados a seus donos e podem sentir ansiedade de separação, seja pela rotina de ir trabalhar ou uma viagem.
- Falta de socialização: A falta de interação com outros cães ou experiências negativas durante a fase de socialização podem causar no animal ansiedade quando vai passear ou sair no geral.
Os sinais de que seu cachorro pode ter ansiedade
Se você está preocupado que seu cão possa estar sofrendo de ansiedade, o primeiro passo é prestar atenção no comportamento. Somando algumas atitudes do cachorro com os fatores citados acima, você pode identificar alguns sinais a serem observados:
- Comportamento destrutivo: Como mastigar móveis ou sapatos.
- Excesso de latidos: Principalmente quando o dono não está por perto.
- Tentativa constante de fugir: Pode ser sinal de ansiedade ou medo.
- Tremores e postura encolhida: Indicando medo ou nervosismo.
- Afastamento: Evitar contato humano ou com outros cães.
- Problemas de higiene: Fazer suas necessidades fora do local habitual.
Como tratar a ansiedade nos cães
A melhor e principal maneira para diagnosticar ansiedade em um cão é indo ao veterinário especialista. Ele vai fornecer uma análise completa e indicar o tratamento adequado. Apesar de os sinais serem claros, em alguns casos o problema pode ser isso.
Existem casos onde um cachorro passa mal por algo que comeu, ou por alguma dor e apresentar os mesmo sintomas. Por isso, além da consulta com um profissional, aqui estão algumas coisas que podem ajudar a amenizar a ansiedade:
- Estabeleça uma rotina: A previsibilidade pode ajudar a acalmar os cães ansiosos, por isso tenha hábitos como hora de sair, hora de comer, hora de dormir, etc.
- Atividades físicas: Caminhadas diárias ou brincadeiras no parque ajudam a liberar energia acumulada, podendo tornar o animal mais calmo.
- Enriquecimento ambiental: Brinquedos que estimulam a mente do cão, como quebra-cabeças caninos, bolinhas com petiscos dentro, etc, são uma ótima pedida.
- Treinamento positivo: Reforce comportamentos calmos com elogios e recompensas, assim como no adestramento, diariamente.
- Socialização: Expor seu cão a diferentes ambientes e outros cães de forma gradual e positiva pode ajudar a amenizar e até desaparecer com a ansiedade dele.
- Sempre faça acompanhamento veterinário: manter as consultas em dia garante que não só os problemas físicos, mas também emocionais podem ser rapidamente reconhecidos e solucionados.
Toda forma de comunicação
Independente de seu cão mostrar sinais de ansiedade ou não, é crucial estar atento e tentar compreendê-lo. Os cães têm sua própria linguagem e maneiras de expressar desconforto, medo, alegria e outros sentimentos.
Lembre-se: seu cão pode não falar, mas ele definitivamente se comunica. E a compreensão dessa comunicação é a chave para uma convivência harmoniosa e feliz.