Quando pensamos em cães, é quase automático nos lembrarmos de rostinhos fofos, olhos brilhantes e caudas abanando. Afinal, são chamados de “melhores amigos do homem” por um motivo. No entanto, por mais surpreendente que pareça, existem alguns cachorrinhos que fogem ao padrão convencional de “fofura”.
E é sobre isso que esse artigo vai falar: os cãezinhos que ganharam fama e reconhecimento em um inusitado concurso na Califórnia — o de cachorro mais feio do mundo.
Como se define um cão feio?
Antes de nos aprofundarmos no ranking, vamos entender os critérios desse concurso. Afinal, o que torna um cachorro “feio”? Seria apenas a aparência ou outras características?
Os organizadores do concurso têm um sistema específico para determinar a “feiura”. Diferentemente do que muitos possam pensar, não é uma zombaria. É uma celebração das diferenças e peculiaridades de cada cãozinho. Os critérios incluem:
- Características físicas incomuns: Como protuberâncias, rugas excessivas ou proporções desiguais.
- Personalidade única: Muitas vezes, um comportamento peculiar pode superar qualquer padrão físico.
- História de vida: Cães resgatados com histórias emocionantes também ganham pontos.
As 10 raças que fazem parte do ranking de cachorro mais feio do mundo em 2023
Prepare-se para muitas gargalhadas (e talvez algumas caretas). Você está prestes a conhecer o ranking dos Cães Mais Feios de 2023. E ah, você vai ter uma surpresa no topo da lista.
10º – Barron (4 anos)
Raça: Mistura de American Foxhound
Ficha: Barron nasceu em Petaluma e foi treinado desde jovem para detectar diferentes odores, incluindo níveis altos e baixos de açúcar no sangue. Ele é extremamente carinhoso e tem várias atividades favoritas, como passeios de carro e brincadeiras com sua irmã, que foi reunida com ele depois de 14 meses.
Ele e sua irmã vivem com sua dona, que é veterana da Força Aérea dos Estados Unidos, onde visita e ajuda a cuidar de pessoas doentes, além de viver passeando e curtindo sua vida de forma tranquila.
9º – Chewy (9 anos)
Raça: Mistura de Lulu da Pomerânia e Yorkie
Ficha: Chewy vem de Sacramento na Califórnia, e apesar de ser a menor da ninhada e ter uma deficiência visual, ela é uma cadelinha feliz e ativa. Mesmo correndo risco de não se desenvolver e ser levada a um abrigo, seu dono dirigiu 2 horas para pegá-la.
Por cinco anos, ela tem ajudado na campanha de arrecadação de fundos da Salvation Army, provando que sua energia e entusiasmo são contagiantes, e mesmo sendo cega de seu olho esquerdo, ela parece não saber disso e vive normalmente.
8 – Grizzli Sanchez (14 anos)
Raça: Shorkie (Mistura de Shih Tzu e Yorkshire Terrier)
Ficha: Grizzli nasceu no sul da Califórnia e foi tão pequena ao nascer que foi confundida com um cocozinho. Ela vive em Petaluma com seus irmãos humanos, um menino e uma menina.
Adora passeios curtos e recompensas depois, e mesmo não sabendo seu tamanho, nada impede sua mini revolta ao protestar por seus petiscos depois das caminhadas. Grizzli tem 14 anos, mas muitos a confundem com um filhote devido ao seu tamanho.
7 – Jinny Lu (2 anos e meio)
Raça: Pug
Ficha: Jinny Lu vem de Seul, Coreia. Foi encontrada em uma caixa de madeira em condições adversas, provavelmente para ser entregue a um destino trágico. Agora, ela vive no Pug Hotel Senior Sanctuary em Rohnert Park, California.
Jinny Lu adora se aconchegar com seus irmãos adotivos e se esticar ao sol. Ela também tem o hábito engraçado de encarar e latir para seu reflexo no espelho. Ela tem visitado hospitais e escolas com seus amigos pugs ensinando a importância do resgate e adoção.
6 – Prince Hoffman (4 anos)
Raça: Mistura de Chow Chow, American Pit Bull Terrier, Shar-Pei, Rottweiler e Pastor Alemão
Ficha: Prince é oriundo de uma ninhada abandonada no deserto perto de Palmdale, CA. Ele e seus irmãos foram cuidadosamente resgatados e reabilitados por uma mãe adotiva local. Como era o menor da ninhada, Prince foi mordido durante uma briga por comida por um cão maior, perdendo um olho e sofrendo danos na face.
No entanto, isso não abalou seu espírito, ele ainda é um cão feliz, que adora brincar, receber carinhos na barriga e passear. Apesar de não ser fã de banho e aspiradores, ele ainda sim é um cãozinho amado que adora fazer novas amizades.
5 – Tanker ( 3 anos e meio)
Raça: Mistura de Labradoodle com Vietnamese Ridgeback
Ficha: Tanker vive em Santa Rosa, Califórnia. Ele é uma mistura inusitada de Labradoodle com Vietnamese Ridgeback e, embora não tenha sido planejado, sua existência prova que às vezes os melhores momentos acontecem por acidente. Ele vive com seus quatro irmãos caninos e seus pais humanos.
Adora passear de trator com o pai, mas pular na cama elástica com as crianças vem em segundo lugar. Há ainda os coelhos que nunca consegue pegar, uma de suas diversões favoritas. Algumas pessoas e outros animais se intimidam com sua aparência única. Se decidir acariciá-lo, esteja preparado para ele enfiar o focinho entre suas pernas – é a sua maneira peculiar de se fazer notar.
4 – Rascal Deux
Raça: Crestado Chinês
Ficha: Rascal Deux é um mutante sem pelos de 2,95 kg conhecido por sua aparência única, que inclui cabelo estilo Einstein e olhos de cores diferentes. Ele já ganhou 9 concursos de Cão Mais Feio e é parte da “Dinastia dos Cães Feios”, com seu pai sendo vencedor do concurso em 2002, e sua avó tendo ganho alguns concursos mundiais.
Seu dono, Dane Andrew, é um ator e personalidade da TV. O cão já participou de vários programas e eventos de destaque, usando sua notoriedade para apoiar causas benéficas, como arrecadações de fundos e educação. Ele também promove a adoção e o apoio a abrigos de animais.
3 – Harold Bartholomew ( Mais de 16 anos)
Raça: Chihuahua
Ficha: Resgatado de um Parque na Califórnia, Harry (como é chamado por seus amigos) vive no VCA Winsdor Animal Hospital durante os dias de semana. Apesar de ter sido encontrado há apenas 1 ano por seus donos vagando no parque em uma situação deplorável, o cãozinho atualmente vive tranquilo.
Apesar de sua cara ranzinza, mesmo sendo cego e surdo ele vive andando e resmungando como um senhorzinho pelo local enquanto solta bolinhas de catarro pelo seu nariz. Sua personalidade única diverte e encanta a todos, provando que independente da aparência ou idade, resgatar um bichinho pode ser uma escolha incrível.
2 – Wild Thang ( 7 anos)
Raça: Pequinês
Ficha: Após contrair Cinomose de outro cãozinho e quase morrer, Wild Thang conseguiu se salvar, porém com sequelas. Não desenvolvendo seus dentinhos e com espasmos constantes em sua pata dianteira direita, ele e sua língua solta adoram brincar e se divertir com outros cãezinhos e seus brinquedinhos.
Tendo como sua marca de história a importância da vacinação dos filhotes, ele e seu dono compartilham no Instagram sua rotina e ainda campanhas para ajudar outros animais. A mais recente conseguiu por meio do GoFundMe resgatar 7 cãezinhos da mesma raça da Zona de Guerra da Ucrânia.
1 – Scooter ( 7 anos)
Raça: Crestado Chinês
Ficha: Levado para ser sacrificado por ter nascido com as patas traseiras deformadas, o pequeno Scooter ganhou uma chance ao ser salvo por um voluntário de uma organização que salva animais da eutanásia. Aprendendo a andar apenas nas patas dianteiras, ele se superou e mudou sua história, apesar de sua aparência.
Agora, depois da ajuda de um grupo de voluntários, ele conseguiu seu carrinho para continuar correndo, passeando e se divertindo por ai, como tem feito todos esses anos sem ter que forçar mais suas patinhas dianteiras. Com o prêmio deste ano, ele provou que sua força valeu a pena, e a beleza está realmente em quem ele é.
Beleza é relativo
Depois de conhecer esses cãezinhos, fica evidente que a beleza está nos olhos de quem vê. Os donos desses animais frequentemente afirmam que, por trás da aparência atípica, existem corações de ouro. São cães leais, brincalhões, sensíveis e extremamente afetuosos.
Além disso, muitos desses cães são adotados, mostrando que, independentemente da aparência, eles merecem um lar amoroso e uma família que os valorize. Por isso, na próxima vez que você se deparar com um cãozinho que não se encaixa nos padrões tradicionais de “beleza”, lembre-se de que cada um tem sua história e sua personalidade. E quem sabe, talvez você esteja olhando para um futuro vencedor do concurso de “Cachorro Mais Feio do Mundo”, não é mesmo?