É uma pergunta frequente e importante que os amantes de cães, e especialmente os futuros proprietários, devem fazer. Neste post, vamos guiá-lo pelo mundo das raças de cães para destacar o que muitos consideram ser o cachorro mais perigoso do mundo.
Primeiro: o que é considerado um cachorro perigoso?
Muitos fatores entram em jogo quando se considera o que faz de um cachorro “perigoso”. Além do temperamento e treinamento, que são determinados pelos donos e sua convivência, existem outros fatores que podem determinar o nível de perigo.
Características físicas como tamanho, força e tipo de mordida e até mesmo genética podem influenciar a forma como percebemos e rotulamos certas raças. Abaixo vamos conferir algumas das raças que podem ser consideradas perigosas.
Raças de cães frequentemente classificadas como “perigosas”
Como dito acima, algumas raças são frequentemente classificadas como “perigosas” devido a estatísticas de mordidas, ataques e principalmente uma junção das características físicas e do treinamento que os dons decidem dar ao animal. Abaixo, você confere as 10 raças com mais chance de se tornarem “perigosas” devido às suas características.
1.Pitbull Terrier Americano
Originário dos Estados Unidos, o Pit Bull Terrier Americano é uma das raças mais discutidas quando o assunto é a percepção de perigo. Apesar do seu temperamento naturalmente dócil, em mãos erradas ele pode causar prejuízos.
Características Físicas:
- Peso: Os machos geralmente pesam entre 15 e 27 kg, enquanto as fêmeas variam de 13 a 22 kg.
- Força: Dotados de uma musculatura bem desenvolvida, estes cães possuem uma mordida poderosa, com força de cerca de 200 kg. Sendo assim, treinar o animal para ataques ou até mesmo defesa, pode resultar em acidentes.
- Aparência: Possuem uma cabeça larga, peito robusto e musculatura definida, o que lhes dá uma aparência atlética. As cores variam, e podem ser inteiramente preto, até completamente albinos.
Apesar de sua força física, os Pit Bulls são conhecidos por serem extremamente carinhosos, especialmente com os membros da família. São cães que, com treinamento e socialização adequados desde filhotes, podem ser incrivelmente amorosos, gentis e ótimos com crianças.
2.Rottweiler
Originários da Alemanha e historicamente usados para guardar e pastorear rebanhos, os Rottweilers evoluíram para se tornarem excelentes cães de trabalho, muitas vezes empregados em funções de busca e resgate, bem como em forças policiais.
Características Físicas:
- Peso: Os Rottweilers são cães robustos e poderosos. Os machos geralmente pesam entre 40 e 60 kg, enquanto as fêmeas variam de 35 a 48 kg.
- Força: A combinação de seu tamanho e estrutura muscular faz do Rottweiler um dos cães mais fortes do mundo. Sua mordida é poderosa, podendo algumas vezes ser mais forte que a de um Pitbull, por isso o cuidado no treinamento deve ser o mesmo.
- Aparência: Possuem uma pelagem curta e densa, geralmente em tonalidades de preto com marcas castanho avermelhadas. Algumas vezes tem orelhas e rabo cortado para parecer mais agressivo.
Por serem naturalmente protetores, a assertividade natural da raça e seu instinto protetor podem ser mal interpretados como agressão, especialmente se o cão não for treinado ou socializado corretamente
3.Dogue Alemão
Conhecidos como “Apolo dos cães” devido ao seu tamanho imponente e majestoso, os Dogues Alemães têm uma história que remonta às antigas civilizações da Grécia, Roma e Egito. Eles eram, originalmente, criados para caçar javalis, mas com o passar do tempo, sua função mudou para cães de guarda e, eventualmente, para companheiros leais.
Características Físicas:
- Peso: Dogues Alemães são verdadeiros gigantes. Enquanto os machos podem pesar entre 54 a 90 kg, as fêmeas geralmente variam de 45 a 59 kg.
- Altura: Eles são um dos cães mais altos, com uma altura que pode variar de 76 a 86 cm nos machos e de 71 a 81 cm nas fêmeas.
- Força: Eles não são conhecidos especificamente pela força de mordida, mas mais pela sua imponência e capacidade de intimidar com sua simples presença. Seu tamanho ajuda a tornar um embate ou confronto mais perigoso.
- Aparência: Seu pelo é curto e espesso, com uma variedade de cores, incluindo arlequim, preto, dourado, tigrado, azul e fulvo. Seus olhos expressivos e sua postura elegante dão-lhes uma presença verdadeiramente nobre.
Os Dogues Alemães são gentis, carinhosos e muitas vezes se veem como cães de colo, apesar de seu tamanho. Com sua natureza dócil, a chance de se tornar agressivo vai depender dos cuidados e treinamento do animal desde filhote, incluindo atenção e espaço adequados a sua necessidade.
4.Doberman
Originário da Alemanha no final do século 19, o Doberman foi inicialmente desenvolvido por um cobrador de impostos chamado Louis Dobermann, que desejava um cão de tamanho médio para servir como guarda e companhia durante suas rondas. Desde então, a raça evoluiu para se tornar um dos cães de guarda mais reconhecidos e respeitados do mundo.
Características Físicas:
- Peso: Os Dobermans são cães de porte médio a grande, com os machos pesando entre 40 e 45 kg e as fêmeas entre 32 e 35 kg.
- Força: Sua estrutura atlética e musculatura bem desenvolvida proporcionam uma mordida forte e eficaz. Seu instinto protetor, aliado à sua força física, os torna defensores naturais, tendo sua natureza mais voltada para essas funções.
- Aparência: A silhueta do Doberman é inconfundível: elegante e poderosa ao mesmo tempo. Possuem uma pelagem curta, que pode variar entre preto, marrom, azul e fulvo, sempre com marcas cor de ferrugem. Seus olhos alertas e orelhas (que podem ser cortadas ou não) lhes conferem uma expressão atenta.
Apesar de sua reputação de serem cães ferozes, Dobermans são, na verdade, bastante amorosos e leais a seus donos. Eles são extremamente inteligentes, o que os torna altamente treináveis, fator que se unido a sua natureza protetora, pode indicar perigo para pessoas fora de sua conveniência ou “alvos” específicos.
5.Mastim Tibetano
Oriundo das montanhas do Tibete, o Mastim Tibetano é uma raça antiga e venerada, que durante séculos foi utilizado pelos habitantes locais para proteger rebanhos e aldeias dos predadores das montanhas, incluindo o temido leopardo-das-neves.
Características Físicas:
- Peso: Este é um cão verdadeiramente massivo. Os machos podem pesar entre 70 e 90 kg, ou até mais, enquanto as fêmeas tendem a pesar entre 60 e 70 kg.
- Força: Seu tamanho e força física os tornam defensores naturais. Sua mordida poderosa, de 39 kg, pode não parecer muito. Mas, unida a seu tamanho e instinto, pode vir a se tornar muito perigoso.
- Aparência: Com uma juba espessa que lembra a de um leão, o Mastim Tibetano possui uma pelagem densa e longa, necessária para resistir às baixas temperaturas do Tibete. As cores variam, mas frequentemente se apresentam em tons de preto, marrom e cinza. Ele pode facilmente ser confundido com um urso.
Apesar de sua estatura imponente, os Mastins Tibetanos são conhecidos por seu temperamento calmo e sua natureza leal. São extremamente protetores de sua família e propriedade, e essa característica é frequentemente acentuada em territórios desconhecidos ou na presença de estranhos. Por isso a socialização e treinamentos adequados, respeitando a natureza do bicho, são essenciais.
6.Alaskan Malamute
Originário das áridas regiões árticas da América do Norte, o Alaskan Malamute é uma raça criada pelos nativos Inuit para puxar trenós pesados por longas distâncias sob condições extremamente frias. Ele impressiona com seu grande porte e aparência robusta.
Características Físicas:
- Peso: Os Malamutes são cães robustos e musculosos. Machos geralmente pesam entre 36 e 43 kg, enquanto as fêmeas tendem a pesar de 32 a 38 kg.
- Força: Adaptados para puxar cargas pesadas, eles têm uma força considerável, especialmente em suas pernas e tronco. Esta força não é apenas em termos de puxar peso, mas também em resistência.
- Aparência: O Malamute possui uma pelagem densa e dupla, com uma camada externa áspera e uma subcamada macia e semelhante a lã para isolamento contra o frio extremo. As cores mais comuns são combinações de sombreado cinza, preto e sable, com uma face marcante que frequentemente apresenta uma máscara branca, bem semelhante a de um Husky.
O Alaskan Malamute é conhecido por seu temperamento equilibrado e natureza amigável. São cães sociais que se dão bem com pessoas e, frequentemente, com outros cães, especialmente quando são devidamente socializados desde cedo. Tende a se tornar um cão agressivo se não tiver os cuidados necessários, como espaço, clima e ambiente adequados.
7.Pastor Alemão
Originado na Alemanha no final do século XIX, o Pastor Alemão, também conhecido como GSD (da sigla em inglês “German Shepherd Dog”), é uma das raças mais populares e reconhecidas do mundo. Inicialmente desenvolvido para pastoreio e trabalhos agrícolas, seu intelecto, lealdade e versatilidade rapidamente o transformaram em um cão de escolha para muitas outras funções, incluindo trabalho policial, busca e resgate, e como cão de serviço.
Características Físicas:
- Peso: Os pastores alemães são cães de porte médio a grande. Os machos tipicamente pesam entre 30 e 40 kg, enquanto as fêmeas variam de 22 a 32 kg.
- Força: Esta raça é notável pela sua força e agilidade. Eles possuem uma mordida poderosa, que é uma combinação de sua musculatura mandibular e sua determinação inata, que pode chegar a incríveis 107 kg.
- Aparência: Com um corpo atlético e uma postura ereta, o Pastor Alemão tem uma pelagem de comprimento médio, densa e reta, que pode variar de cores como preto e castanho até sable.
Os Pastores Alemães são conhecidos por sua inteligência aguçada e capacidade de aprendizado. Eles são frequentemente descritos como cães que “pensam” antes de agir e têm uma capacidade notável de antecipar as intenções de seus treinadores ou donos. Usados muito como cães policiais, eles não oferecem risco se bem treinados e adaptados ao ambiente familiar.
8.Husky Siberiano
Originários das frias regiões da Sibéria, na Rússia, os Huskies Siberianos foram inicialmente criados pelos Chukchi, um povo indígena, para puxar trenós em longas distâncias em ambientes extremamente gelados.
Características Físicas:
- Peso: Os Huskies são cães de porte médio. Os machos geralmente pesam entre 20 e 27 kg, enquanto as fêmeas variam entre 16 e 23 kg.
- Força: A força do Husky Siberiano não se reflete apenas na capacidade de puxar cargas, mas também na sua resistência excepcional. Eles são capazes de percorrer longas distâncias em terrenos desafiadores sem se cansar facilmente.
- Aparência: A pelagem do Husky Siberiano é densa e pode variar em cores, desde preto e branco até cinza e castanho. Seus olhos são uma característica distintiva, podendo ser azuis, verdes, castanhos ou até mesmo heterocromáticos (um olho de cada cor). Com orelhas médias eretas e uma expressão frequentemente curiosa, eles têm uma aparência que se assemelha muito a de lobos.
Os Huskies Siberianos são conhecidos por sua personalidade amigável e sociável. Ao contrário de muitas raças de cães de trabalho, eles costumam ser muito brincalhões e se dão bem com crianças. Falta de estrutura e condições ideais às características do animal podem influenciar em seu comportamento amigável, apesar da sua personalidade.
9.Bullmastiff
O Bullmastiff é uma raça britânica que surgiu no século XIX a partir da combinação entre o antigo Bulldog inglês e o Mastiff, com o propósito de atuar como um cão de guarda em grandes propriedades.
Características Físicas:
- Peso: O Bullmastiff é uma raça massiva. Os machos geralmente pesam entre 50 e 59 kg, enquanto as fêmeas variam de 45 a 54 kg.
- Força: Eles têm uma força considerável, tanto em termos de mordida quanto de capacidade física geral. Sua estrutura muscular e seu porte robusto os tornam extremamente eficazes na proteção, e podem ser um risco.
- Aparência: Com uma cabeça larga e um focinho curto, os Bullmastiffs têm uma expressão alerta e determinada. Sua pelagem é curta e pode variar em tons de tijolo, fulvo e atigrado.
Eles são cães equilibrados e afetuosos, mas devido ao seu tamanho e força, é essencial que sejam adequadamente treinados e socializados desde filhotes para garantir que cresçam como cães bem calmos. O espaço e treinamento devem ser adequados às suas necessidades.
10.Dálmata
Originários da região da Dalmácia, na atual Croácia, os Dálmatas são reconhecidos instantaneamente por sua pelagem branca única. Historicamente, esses cães desempenham uma variedade de funções, desde cães de guarda a companheiros de carruagens, sendo talvez mais famosos por sua associação com os bombeiros.
Características Físicas:
- Peso: Dálmatas são cães de porte médio. Os machos costumam pesar entre 15 e 32 kg, enquanto as fêmeas variam de 16 a 24 kg.
- Força: Apesar de não serem vistos tradicionalmente como cães de força, os Dálmatas são robustos e possuem excelente resistência, o que os torna ideais para corridas ou caminhadas por longas distâncias.
- Aparência: A característica mais notável é, sem dúvida, sua pelagem distinta. A base branca com manchas bem definidas (pretas ou castanhas) é inconfundível. Eles têm um corpo atlético, orelhas arredondadas e olhos brilhantes, que podem variar na cor.
Os Dálmatas são cães energéticos e brincalhões, com uma personalidade amigável e, muitas vezes, travessa. Eles são inteligentes, mas às vezes podem ser teimosos, o que pode apresentar desafios durante o treinamento.
No entanto, com a abordagem incorreta, eles podem se tornar cães com altas chances de causarem problemas, por isso o treinamento e cuidados adequados são extremamente necessários.
Sem Perigo
Como pudemos notar, não existe uma única resposta para a pergunta “qual é o cachorro mais perigoso do mundo?” – a “periculosidade” de um cão depende muito mais da criação e do tratamento que o animal recebe do que de sua natureza em si.
Se você está pensando em trazer um novo cão para sua casa, é importante pesquisar cuidadosamente a raça, garantir que você pode fornecer o treinamento e a socialização necessários e sempre tratar o animal com bondade e respeito.
Lembrando que existem leis e regras específicas para algumas raças, principalmente relacionadas a passeios e comportamento diante de outras pessoas e em locais públicos. Se seu cachorro possui um comportamento agitado ou agressivo, sempre certifique-se de garantir a segurança dele e das pessoas a sua volta.