Cães e homens estão juntos desde os tempos antigos. Eles são parte da nossa vida e cultura. Tem os cães de companhia que servem para alegrar as famílias, os cães cuidadores, usados para ajudar idosos ou pessoas com deficiências, cães de serviços como farejadores e os grandes protetores dos lares: os cães de guarda. E desse último grupo que queremos falar.
Quando se trata de guarda, não são todos os cães que podem se encaixar no perfil. Já pensou um Chihuahua cuidando da casa com aquele tamanho minúsculo? No mínimo, seria fofo.
Mas, brincadeiras à parte, um cão de guarda precisa ser grande e imponente. Não estamos falando necessariamente de um cão bravo. Na verdade, a ideia do cão de guarda é ser um amigo da família. Tão amigo que entende a função primordial: proteger. E existem raças boas (aliás, muito boas) nisso.
Vamos explorar as raças mais recomendadas para serem cães de guarda. Eles são escolhidos pela capacidade de ser treinada, instinto protetor e porte.
As 13 Melhores Raças de Cães de Guarda
Grandes, amorosos e o mais importante: protetores. Você vai conhecer agora as melhores raças para cães de guarda.
1.Pastor Alemão
Inteligente e leal, o Pastor Alemão é “A” raça quando se trata de cães de guarda. O motivo é a versatilidade e capacidade de treinamento desses cães.
Além disso, eles são mestres em se adaptarem a várias funções. Seja protegendo a casa ou brincando com as crianças, esses cães são companheiros pra toda situação
2.Rottweiler
Eu imagino o que você pensou quando viu essa raça na lista: “Rottweilers são perigosos”. Mas já vou adiantando: a criação é que vai ditar o comportamento do seu cão.
Dito isso, aí vem a parte boa que faz esses cães estarem em segundo na lista: são naturalmente protetores e extremamente dedicados à sua família.
Eles são fortes, corajosos e sempre alertas. Com a socialização e treinamento corretos, essa raça é uma ótima escolha para um cão de guarda.
3.Doberman
Uma raça imponente, com certeza pode ser usada para a função de proteger. Esse é o caso dos Doberman. Eles têm a agilidade e energia necessárias para uma resposta rápida em situações de perigo.
E, assim como todas as raças que você vai conhecer aqui nessa lista, o treinamento é a chave para transformar o melhor amigo do homem em protetor carinhoso.Quando devidamente treinados, eles são excelentes cães de guarda e companheiros de família. Sua lealdade e amor pela família são tão profundos quanto sua coragem.
4.Boxer
Os Boxers são conhecidos por sua natureza brincalhona e coragem. Eu diria que essa é a fórmula secreta para um bom cão de guarda. Além de serem incrivelmente bons com crianças, sua energia permite estarem sempre de olho na proteção da família.
E toda essa conexão com as famílias faz com que eles se tornem protetores naturais, como uma forma de mostrarem o quanto amam sua família.
5.Bullmastiff
Os Bullmastiffs são exemplos de quando você pensa em cães que apesar de seu tamanho e postura imponente, eles são incrivelmente carinhosos e adoram passar tempo com a família. Eles são conhecidos pela sua força e determinação. Duas qualidade muito úteis para cães de guarda, não é mesmo?
6.Akita
Por mais que os Akitas tenham um rostinho simpático e receptivo eles geralmente são reservados com estranhos. A princípio isso não parece algo tão bom, mas pensando em cães de guarda isso é uma característica muito positiva.
Isso torna ele cães guarda eficazes, por sua coragem. Ah, e o mais importante: quando se trata da família eles são muito carinhosos e leais.
7.Boiadeiro de Flandres
Essa raça que foi criada inicialmente para condução de gado bovino pode ser um cão de guarda e tanto. Justamente por essa característica, hoje ele é muito usado como acompanhante para cegos, e também cão de guarda.
Eles podem ser facilmente treinados para proteger a casa e família, já que são uma raça muito inteligente.
8.Dogue de Bordéus
Os Dogue de Bordéus, também conhecidos como Mastiffs franceses, são famosos por sua força e determinação.
Devido ao seu porte físico robusto, estão entre as raças mais indicadas para cães de guarda, já que apenas sua presença já afugenta muitas ameaças. Além disso, por ser um cão territorialista, humanos estranhos e também machos da mesma raça não são aceitos por eles. Mas isso não deve ser uma preocupação. Ele só age dessa forma se não estiverem na presença de seus tutores.
Por falar nos tutores, quando se trata da família, essa raça é um doce. Eles são leais, brincalhões e muito apegados aos seus donos. Uma ótima companhia para crianças.
9.Komondor
O Komondor é famoso por seus pelos — ele até ganhou um apelido de “esfregão”. Eles eram originalmente cães de pastoreio da Hungria.
Seu comportamento é considerado muito agradável para seus tutores, além de ser uma raça leal. Mas toda essa personalidade não se limita a isso. Devido a sua pelagem, ele tem uma postura protetora e costuma assustar as ameaças.
10.Leão da Rodésia
Os Leões da Rodésia são corajosos e leais. Inicialmente criados para caçar leões na África, Isso já mostra o potencial dessa raça na proteção de uma família. E eles conseguiram esse “cargo” graças a suas inclinações naturais para proteção.
Parece até meio intimidador falando assim, mas esses cães são conhecidos por formarem fortes laços com suas famílias. Ou seja, lealdade e proteção garantida com esses grandões.
11.StaffBull
A raça Staffordshire Bul Terrier, conhecida popularmente por StaffBull, foi criada a partir de uma raça extinta que era usada em rinhas de cães. Apesar da reputação de cão de luta, os Staffies são excelentes cães de guarda por dois motivos: sua natureza já os torna corajosos e protetores e, são particularmente afetuosos com as crianças
Inclusive, essa raça é conhecida como cão babá, de tanta afinidade que eles têm com crianças. Então, se sua busca é por um cão de guarda para proteger seus filhos, essa raça seria a Mary Poppins dos cães.
12.Tervuren Belga
Você já deve ter percebido que cães de rebanho são as raças mais indicadas para guarda, não é mesmo? Os Tervuren são ainda mais capacitados nesse quesito: eles são cães de gado. Ou seja, sua função exclusiva é a proteção.
Isso torna eles excelentes para cães de guarda. Além de serem leais, eles podem ser treinados com muita facilidade para proteção.
13.Cane Corso
Mesmo não sendo uma raça tão popular, o Cane Corso é muito indicado como cão de guarda. Entre as razões para isso estão sua lealdade e instinto protetor.
E sua postura mais séria é uma ótima “fachada” para intimidar ameaças, sem tornar ele perigoso, já que a raça é conhecida pelo seu temperamento calmo.
Treinamento e saúde
Como deu pra ver, a eficácia de um cão de guarda não leva apenas a raça em consideração. O treinamento e a socialização do seu pet fazem toda a diferença. Técnicas de treinamento de obediência e proteção são essenciais para treinar esse amigo de quatro patas para proteger sua família.
Além disso, é preciso pensar na saúde do seu cão de guarda. Cada uma das raças citadas tem suas particularidades que devem ser consideradas como dieta adequada, exercícios regulares e check-ups veterinários regulares. Afinal, para cuidar, eles também precisam ser cuidados. Não se trata apenas de um segurança, mas um novo membro da família.
Um amigo para a vida toda
Cães de guarda são muito mais do que apenas protetores. Eles podem fornecer uma sensação de segurança para sua casa, enquanto também oferecem amor e companheirismo incondicionais.
Ao escolher o seu cão de guarda, lembre-se: com paciência, treinamento e amor, você terá um amigo leal para a vida.