Você já deve ter ouvido por aí que eles são parentes. Mas qual é exatamente o parentesco? Será que cães e lobos são da mesma espécie? Será que você tem um lobo selvagem dentro de casa prestes a entrar em ação?
Bom, pode relaxar, não é nada disso. Resumindo, a resposta é não. Por mais que lobos e cães compartilhem muitas semelhanças, eles são espécies diferentes.
A primeira coisa que você deve saber é que lobos e cães pertencem a duas espécies distintas. Os lobos são Canis lupus, enquanto os cães são classificados como Canis lupus familiaris (vamos explicar mais para frente esse nome).
Por que cães e lobos não são da mesma espécie?
Certo, agora você já sabe que cães e lobos não são da mesma espécie. Mas falta explicar como eles são diferentes. Por isso, compilamos algumas das principais coisas que distinguem os dois.
Reprodução
Em biologia, uma espécie divide características similares, e tem a capacidade de se reproduzir entre si, gerando descendentes férteis. Ou seja: se dois animais podem se acasalar e ter filhotes que também podem se reproduzir, então eles pertencem à mesma espécie.
Genética
Embora lobos e cães sejam parentes próximos, eles têm algumas diferenças genéticas cruciais. Os lobos têm uma diversidade genética muito maior do que os cães, o que significa que sua linhagem ancestral é mais antiga e variada.
Enquanto os cães foram domesticados e criados seletivamente por seres humanos ao longo do tempo, os lobos permaneceram mais fiéis à sua linhagem original. Então, podemos dizer que os cães são meio “primos afastados” dos lobos.
Habilidades
Enquanto os lobos são excelentes caçadores e predadores naturais, os cães foram moldados por nós, humanos, para realizar uma variedade de tarefas, desde pastorear rebanhos até serem nossos companheiros peludos.
Domesticação
Claro, existe a diferença principal entre os dois: a domesticação. Lembra do nome Canis lupus familiaris? Essa pitada, “familiaris” vem do latim e significa familiar. Isso porque eles se tornaram nossos companheiros da domesticação e hoje são considerados membros das famílias.
Lobos são animais sociais altamente adaptados para viver em grupos complexos chamados matilhas, enquanto os cães domésticos têm uma tendência maior a se adaptar à vida em casa com seres humanos.
Aliás, como exatamente os lobos se transformaram nesses seres adoráveis e leais que chamamos de cães?
Como surgiu a domesticação?
Tudo começou há milhares de anos, quando nossos ancestrais nômades cruzaram caminhos com os lobos. Eles perceberam que esses animais selvagens poderiam ser úteis para suas comunidades, ajudando na caça e oferecendo proteção.
Com o tempo, alguns lobos começaram a se aproximar dos acampamentos humanos, em busca de restos de comida. Essa foi a semente da amizade entre humanos e caninos.
Ao longo de gerações, os humanos começaram a selecionar e criar os lobos mais amigáveis e úteis. Essa seleção artificial acabou resultando em uma série de mudanças genéticas, que deram origem aos primeiros cães domesticados.
Nesse processo, os cães desenvolveram características físicas e comportamentais distintas dos lobos, como tamanho e pelagem variados, bem como uma maior capacidade de conviver harmoniosamente com os seres humanos.
Ao longo dos séculos, os cães se tornaram não apenas úteis para tarefas específicas, como pastoreio de rebanhos, caça ou guarda, até chegarem a cães de guarda e de companhia.
Apenas um “lobo interior”
Mesmo dividindo ancestrais em comum, os lobos e cães, deu pra ver que eles têm muitas diferenças únicas. Enquanto os lobos permaneceram selvagens e fiéis às suas raízes, os cães se tornaram os companheiros mais amados e leais que alguém poderia ter.
Da próxima vez que você estiver brincando com seu cãozinho, lembre-se: embora ele tenha um “lobo interior” você não corre nenhum risco. Eles não são da mesma espécie.