Não há como negar: cães pequenos e delicados são adoráveis. Mas, você já parou para pensar em como os cães grandes e fortes podem ser incríveis? Afinal, os primeiros cães domesticados por humanos não foram os chihuahua.
Desde sempre cão e homem andaram lado a lado, e esses cães tinham uma função: proteção. Mas não pense que por serem assim, eles também não são brincalhões e carinhosos.
A verdade é que muito do que você pensa desses cães pode estar errado. Quer descobrir? Então veja a lista dos cães mais fortes do mundo, e o que cada um tem de especial. Mas antes de tudo, precisamos definir o que é força em um cão.
Como medir a força de um cão
Quando estamos falando de força em um cão, estamos nos referindo a duas principais características: a força da mordida e a força física ou corporal.
A força da mordida é medida em quilograma-força por centímetro quadrado (kgf/cm²). Essa é uma unidade de pressão usada para quantificar a pressão, tensão e resistência ao esforço de mordida de um cão. Contudo, medir a força da mordida de um cão depende muito da forma do crânio e mandíbula do cão, além de fatores como tamanho, dieta e até temperamento.
Já a força corporal, é um pouco mais complexa de mensurar. Pode ser estimada pela capacidade do cão de realizar tarefas físicas específicas, como puxar cargas pesadas, resistir a longas distâncias, ou habilidade em realizar trabalhos pesados.
As 22 raças de cães mais fortes do mundo
Alguns são óbvios (e quase obrigatórios) na lista, mas alguns com certeza vão te surpreender. Cada um tem uma herança particular que contribui para a sua força física impressionante. Conheça o ranking dos cães mais fortes do mundo, e a razão para isso.
1.Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma raça incrivelmente versátil e, sem dúvida, um dos cães mais fortes do mundo. Seu físico atlético e sua resistência permitem que eles executem tarefas com facilidade. Não à toa a raça é usada em operações de busca e salvamento policiais e militares.
Além disso, sua inteligência e treinabilidade fazem deles a escolha perfeita para funções policiais e de resgate. Ele é a combinação perfeita de músculos poderosos, determinação inflexível e uma lealdade inabalável
2.Rottweiler
Com sua aparência e uma força de dar inveja a qualquer halterofilista, o Rottweiler merece o segundo lugar nessa lista. Essa raça destemida é conhecida por sua lealdade e por ser um excelente cão de guarda e de pastoreio. Seus músculos bem definidos, combinados com uma mandíbula poderosa, tornam o Rottweiler uma força a ser reconhecida.
3.Labrador Retriever
Os Labradores são uma das raças mais populares do mundo, e por boas razões. Eles são inteligentes, amigáveis e fortes. Por terem uma grande agilidade, capacidade de nadar e força física, os labradores foram criados originalmente para ajudar pescadores e recuperar peixes que escapavam das redes.
Hoje eles são muito usados como cães-guia, terapeutas e até mesmo como cães farejadores.
4.Doberman
Força surpreendente, musculatura bem definida e velocidade impressionante são as razões do Doberman ser um dos cães mais fortes que existem. Eles podem chegar a 72 centímetros, o que torna a sua presença um tanto intimidadora.
Mas não se engane: eles são definidos por terem agressividade protetora. Sabe o que isso significa? Eles são muito protetores com a sua família, e são fortes o suficiente para isso.
Mas não se deixe enganar pela aparência intimidadora de um Dobermann
5.Boxer
Embora possa parecer brincalhão e adorável, o Boxer é um cão incrivelmente forte. Seu corpo musculoso e sua resistência são combinados com sua determinação. Essa raça foi originalmente criada para caçar presas grandes, o que explica sua força.
6.Bulldog Inglês
Apesar do Bulldog Inglês ser conhecido principalmente por sua aparência distinta, este cão tem uma história de força e coragem. No passado, eram usados em lutas de cães e touros. Impressionante, não é mesmo?. Mas as coisas mudaram e hoje,, esses cães são mais conhecidos por sua personalidade amorosa e amigável e sua função é ser um cão de companhia. Mas ainda mantém seu posto de cães mais fortes.
7.Husky Siberiano
O Husky Siberiano é uma raça de cão de tração nativa da Sibéria oriental. Esses cães são conhecidos por sua capacidade de trabalhar em condições extremas de frio, puxando trenós por longas distâncias. Daí dá pra ver por que eles estão nessa lista. Para essa função, esses cães precisam de muita força.
Além de sua resistência notável, os Huskies Siberianos são reconhecidos por seu porte atlético, agilidade e a beleza de seus olhos azuis ou multicoloridos.
8.Dogue Alemão
Se essa lista fosse dos cães mais altos, com certeza esses cães estariam em primeiro lugar, já que os Dogues Alemães são uma das maiores raças de cães do mundo.. Originalmente, eles foram criados na Alemanha para caçar javalis e outros grandes animais. Seu tamanho imponente e força impressionante são apenas algumas de suas características que os colocam na lista de cães mais fortes. No entanto, eles têm uma natureza doce e carinhosa.
9.São Bernardo
Os São Bernardos são cães gigantes, de tamanho e de coração. A história da raça é muito interessante. Eles foram criados na Grécia, mas foi nos Alpes Suíços que veio sua fama, mais especificamente em Passo de São Bernardo (daí o nome da raça).
Acontece que, por ser uma região montanhosa, muitos viajantes se perdiam e eram os São Bernardos que iam buscá-los. Somando isso a sua força, resistência e habilidade para navegar na neve, eles são ótimos em salvamentos em condições adversas.
10.Terra Nova
Por serem exímios nadadores, os Terra Nova foram criados para resgate em ambientes aquáticos.Graças à sua força e resistência impressionante, eles são capazes de puxar redes de pesca pesadas e salvar nadadores em perigo E para contrastar com o seu tamanho e força, há uma personalidade gentil e amigável, fazendo deles excelentes companheiros domésticos.
11.Malinois Belga
O Malinois Belga é uma raça de cão pastor bem semelhante ao Pastor Alemão em aparência e também função. Eles foram criados para pastorear ovelhas, mas devido a sua força e resistência também os tornam excelentes cães de trabalho para a polícia e militares, sendo usados em busca e resgate, detecção de drogas e explosivos.
12.Mastiff Inglês
O Mastiff Inglês é descendente de uma das raças mais antigas e mais pesadas do mundo. Originalmente, a família dos Mastiff foram criados para serem cães de guerra e gladiadores. Felizmente, o Mastiff Inglês não carrega tanta agressividade em sua genética, mas a força bruta e presença imponente permaneceram..Apesar de seu tamanho e força, eles são conhecidos como “gigantes gentis” por serem dóceis e amigáveis com suas famílias.
13.Malamute do Alasca
O Malamute do Alasca é uma das raças de cães de trenó mais antigas e maiores do mundo. Eles foram criados pelos inuítes do Alasca para puxar cargas pesadas em condições climáticas extremas.
Assim como o Husky Siberiano, a força de um Malamute reside na sua capacidade de carregar cargas e na sua resistência física.
14.Chow Chow
O Chow Chow é uma raça antiga da China, originalmente criada para várias tarefas, incluindo a guarda e tração.
Eles são conhecidos por sua aparência semelhante a de um leão (ele é chamado na China de cão-leão-empolado) Além disso, eles possuem o corpo compacto e musculoso , o que o torna muito forte em relação a sua estrutura.
15.Cane Corso
Os Cane Corso são cães italianos que têm uma estrutura corporal poderosa e são extremamente atléticos.
Entre as suas funções estão cães de proteção para rebanho, cães de guarda e até mesmo cães de raça. Com certeza essas funções estão relacionadas a sua enorme força.Não se deixe enganar por sua aparência majestosa, pois esses cães têm o poder de intimidar até mesmo as almas mais ousadas.
16.Cão da Rodésia
O Cão da Rodésia, também conhecido como Ridgeback da Rodésia pode ser considerado um dos mais fortes no quesito de força corporal. O motivo? Ele foi criado para caçar leões. Esta raça é famosa pela sua resistência e coragem, com a força. Eles são cães atléticos, com um forte instinto de caça,prontos para enfrentar um leão em pleno galope. Mas a melhor parte é que eles também são muito amigáveis e excelentes cães de família.
17.American Pit Bull Terrier
Quando se pensa em um cão forte, com certeza o Pit Bull vem à mente, não é mesmo? E com razão. Os American Pit Bull Terriers são uma raça poderosa e musculosa, conhecida por sua coragem e força, principalmente quando se trata da mordida. Nem é necessário mencionar que eles têm uma resistência excepcional e são capazes de realizar tarefas físicas desafiadoras.
Originários de mistura de cães de caça, seu passado foi controverso, já que era usado como cão de rinha. Mas, apesar disso, eles foram usados para uma variedade de tarefas ao longo da história, incluindo proteção de lares. Com treinamento e socialização corretos, eles podem ser excelentes cães de companhia.
18.Lébrel Irlandês
A força do O Lébrel Irlandês está relacionada a muito mais que fatores físicos: ele tem uma história impressionante. Esse cão foi criado para caçar lobos, e foi tão importante na época de sua criação que a legislação irlandesa dizia que apenas a realeza poderia ter um Lébrel de estimação.
No entanto, com a diminuição de lobos na região onde esses cães viviam, eles quase foram extintos. Foi graças a um soldado britânico chamado George Augustus Graham que temos até hoje esses imponentes cães. Ele buscou a raça por toda a Irlanda e cruzou com outras raças como o Galgo Escocês.
Apesar de sua enorme estatura e força, os Lébreis Irlandeses de hoje são conhecidos por sua personalidade calma e carinhosa.
19.Grande Pirinéus
O Grande Pirinéus é uma raça de cão imponente, criada para proteger rebanhos de ovelhas nos Pirineus, entre a França e a Espanha. Mas sua fama e prestígio se espalharam pelo mundo, e na Austrália e Estados Unidos a raça é altamente valorizada para o pastoreio.
Mas toda essa aparência majestosa e seu tamanho grande escondem a gentileza e devoção que eles têm à sua família humana.
20.Dogo Argentino
O Dogo Argentino é um verdadeiro guerreiro da natureza. Como ele foi desenvolvido na Argentina para caçar grandes presas como pumas e javalis, corpo robusto e musculoso são a marca registrada da raça.
Sua mandíbula poderosa é capaz de derrubar até mesmo os oponentes mais resistentes, enquanto sua agilidade e resistência garantem que nada escape de sua busca.
21.Cão Pastor de Kangal
O Cão Pastor de Kangal é uma raça de cão de guarda de rebanhos nativa da Turquia. Esses cães são valorizados por sua força, velocidade e coragem, sendo capazes de defender o rebanho de predadores grandes e perigosos. Ao olhar de longe esse cão ele já tem uma força notável, já que é alto e tem um corpo muito robusto.
No quesito mordida, ele está em primeiro lugar, o que pode ser intimidador. Mas a verdade é que ele não é um cão agressivo com humanos, e costuma ser carinhoso.
A única parte ruim nesse cão, é que ele não é para qualquer um. Por ser uma raça muito importante no seu país de origem, a Turquia proíbe a exportação desse grandão.
22.Mastim Tibetano
Não há dúvida de que o Mastim Tibetano é um dos cães mais fortes de todos. Essa imponente criatura pode atingir mais de 80 kg de pura força e músculos. Originalmente criado para proteger o gado nas montanhas do Himalaia, o Mastim Tibetano é conhecido por sua coragem lendária e instinto protetor. Seu tamanho colossal e sua mordida poderosa são o suficiente para garantir um lugar no ranking dos poderosos.
Muito mais que tamanho
Deu pra ver que a força das raças não se trata apenas de músculos e tamanho. Toda a história e personalidade das raças influencia na sua capacidade.
Seja para proteger, caçar ou simplesmente espalhar amor incondicional, esses cães impressionam com sua força física e mental. Então, da próxima vez que você encontrar um desses super cães, lembre-se de quão poderosos eles são.