Já pensou se aquela fruta que você está saboreando no seu café da manhã pode ser compartilhada com seu amigo de quatro patas? Por serem naturais, e normal pensar que elas não fazem mal. E algumas realmente são, mas, nem todas são seguras para eles.
Para ajudar nessa tarefa de diferenciar o que é ou não permitido, preparamos uma lista com frutas para cachorro, que ele pode desfrutar (aquelas que você deve manter bem longe dele).
Quais as frutas que cachorro pode comer
Você não imagina como algumas frutas podem ser petiscos incríveis para os cães. São ótimas opções para refrescar seu pet nos dias quentes, ou até mesmo, quem sabe, em um delicioso sorvete para cães — mas isso é assunto para outro post.
1.Maçã
A maçã é uma excelente fonte de vitamina A e C, além de ser rica em fibras. Ao oferecer para o seu cachorro, retire as sementes e o caroço, pois contêm substâncias tóxicas quando ingeridas em grandes quantidades.
2.Banana
Rica em potássio e vitaminas, a banana pode ser um snack delicioso para seu pet. Lembre-se de oferecer em pedaços pequenos e sem casca.
3.Melancia
Sem sementes e sem casca, a melancia é uma opção super refrescante e hidratante. Ela contém muita água e é uma fonte incrível de vitaminas A, C e B6.
4.Manga
Ofereça sempre sem o caroço e em pequenas quantidades. A manga é uma fonte de vitamina A e é deliciosa para os peludinhos.
5.Pera
Além de ser saborosa, a pera é rica em fibras e vitaminas. Porém, assim como a maçã, certifique-se de remover as sementes antes de oferecer ao seu pet.
6.Morango
Os morangos são uma fonte de antioxidantes, vitamina C e ácido fólico. Eles são perfeitos para serem oferecidos como petisco em pequenas quantidades.
7.Blueberries (Mirtilos)
Estes pequenos frutos são superalimentos e ricos em antioxidantes. Eles são perfeitos para treinar seu cão, pois são pequenos e fáceis de oferecer.
8.Melão
Repleto de vitaminas A e C, o melão é outra opção refrescante para os dias quentes. Certifique-se de remover as sementes e oferecer em pedaços pequenos.
9.Abacaxi
Este petisco tropical é rico em vitaminas e minerais. O abacaxi também contém uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão de proteínas. Lembre-se de remover a casca e o miolo.
10.Kiwi
Com uma grande quantidade de vitamina C e outros antioxidantes, o kiwi pode ser uma adição saudável à dieta do seu cão. Porém, devido à sua textura, é melhor servir em pequenas porções.
Frutas PROIBIDAS para cães 🚫
Assim como existem as frutas benéficas, existem aquelas que devem ser mantidas longe do alcance dos nossos pets. Seja por conter muita gordura ou até mesmo alguma propriedade que para nós não faz diferença, mas para eles é questão de saúde. Aqui estão algumas delas, com outros alimentos a serem evitados.
Uva e passas
Mesmo em pequenas quantidades, podem causar insuficiência renal em cães.
Cítricos
Frutas como limão e laranja, em grandes quantidades, podem causar irritações e até mesmo afetar o sistema nervoso central do cachorro.
Abacate
Contém uma substância chamada persina, que pode causar vômitos e diarreia.
Cacau e derivados
Contém teobromina e cafeína, que podem ser fatais para eles. Então mantenha a fruta e seus derivados bem longe do seu amigo.
Importante: Além das frutas, evite oferecer alimentos como embutidos e alimentos industrializados, pois contêm conservantes, sódio e outros ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde do seu pet a longo prazo.
Hora do lanche
Agora que você já tem uma ideia clara do que pode (e do que não pode) oferecer ao seu amigo, fica a questão: quando e como oferecer? Afinal, a alimentação é uma parte crucial da saúde e bem-estar do seu cão.
Curioso sobre quantas vezes por dia seu cão deve comer? Saiba qual a quantidade ideal de alimentação para cães e mantenha seu pet feliz e saudável.
Os momentos de lanche são perfeitos para fortalecer o vínculo entre você e seu pet — além de serem oportunidades de oferecer nutrientes adicionais e variar um pouco a dieta dele.