Lulu da Pomerânia é uma das raças mais simpáticas que existem por aí, mas isso não tem a ver só com a personalidade. Só de olhar para um, já dá pra ver um sorrisão no rosto — ou quase isso.
Muitas pessoas pensam isso quando olham seu rostinho. Mas o que isso pode significar? Será que o Lulu da Pomerânia sorri mesmo?
Afinal, é um sorriso mesmo?
Para quem não sabe, os Lulu da Pomerânia são conhecidos por serem muito carismáticos com seus “sorrisos”. Ao ver uma foto de um, (como essa aí) temos essa impressão, graças a nossa natureza de identificar expressões de outras pessoas — ou seres, nesse caso.
Por mais que não existam pesquisas sobre os Lulus da Pomerânia sorrirem, esse fenômeno é conhecido pelo comportamentalistas animais como “sorriso social”, que ocorre quando o cão relaxa sua mandíbula, deixando sua língua ou dentes de fora.
De fato essa expressão indica que o cão está relaxado, geralmente acontecendo quando ele acaba de brincar ou passear.
Há quem diga que é coincidência, mas eu gosto de pensar que é um sorriso. E você?
Outras razões para o “sorriso” do Lulu da Pomerânia
Já vimos que o sorriso dos Lulus é pra mostrar relaxamento, mas essa pode não ser única razão. Se você tem alguma preocupação sobre esse comportamento, o mais indicado seja ir em um especialista ou veterinário caso desconfie de algum problema. Mas, adiantando, alguns dos motivos são:
- Submissão: Os cães, muitas vezes, sorriem como um sinal de submissão aos seus donos ou a outros cães. Isso é uma maneira de mostrar que eles não são uma ameaça.
- Felicidade: Assim como os humanos, os cães também sorriem quando estão felizes. Se o seu cão está brincando, correndo, ou recebendo carinho, ele pode mostrar um sorriso.
- Ansiedade: Surpreendentemente, os cães também podem sorrir quando estão ansiosos. Isso pode acontecer em situações estressantes, como idas ao veterinário.
- Pedindo atenção: Alguns cães sorriem para chamar a atenção de seus donos. Eles podem ter aprendido que sorrir resulta em atenção ou guloseimas.
- Mimetismo: Por fim, por mais incrível que pareça, assim como cães imitam certos sons, eles também podem “imitar” nossas expressões faciais, causando esse comportamento.
Ponto de vista humano
Além das possíveis razões, devemos pensar que estamos olhando pela ótica dos seres humanos e projetando expressões humanas nos cães. Não apenas neles, mas assim como vemos rostos em objetos, temos tendência a ter essa identificação nos animais, principalmente quando temos carinho pelo animal e queremos ele se sentir bem.
Isso não é um problema, mas também não podemos exagerar na interpretação. É importante lembrar que os cães têm uma linguagem corporal própria e que nem sempre corresponde à nossa. Por isso, como dito acima, é importante estar atento se isso se manifestar e começar a ficar preocupado.
Outras raças também fazem isso?
Sabia que o “sorriso” não é exclusividade dos Lulus? Outras raças, como o Golden Retriever e o Dálmata, também são conhecidas por esse comportamento. Sendo principalmente notável em cães com uma mandíbula mais marcada, vários cães podem demonstrar esse fenômeno.
Como reagir ao sorriso?
No geral, essa expressão pode não significar nada, mas é preciso investigar para saber se você precisa (ou pode) reagir a esse sorriso. Por exemplo, em alguns casos, ele pode ser uma maneira de pedir algo ou significar um problema no seu cachorro. O ideal é aprender a ler os comportamentos dos cães para poder cuidar da saúde e do bem-estar dele.
Se ele está brincando e parece feliz, é provável que seja um sorriso de felicidade. Se ele está numa situação estressante, pode ser um sorriso de ansiedade. E se ele sorri toda vez que você pega a coleira, provavelmente ele está associando o sorriso a algo positivo, como um passeio.
É importante observar o contexto em que o seu cão está sorrindo.