Férias e feriados são os momentos ideais para planejar uma viagem. Mas, quem tem pet pode sofrer um pouco na hora de decidir o destino, já que é necessário saber onde, e com quem vai deixar o (ou os) pets.
Mas e se você pudesse viajar e ainda levar seu pet pra curtir junto? Recentemente uma cidade de Minas foi eleita como 3º destino mais acolhedor do país. E isso fez com que ela se preparasse para ser “a cidade mais pet friendly do país”. O que isso quer dizer? Quer dizer que a cidade possui estrutura e preparação para receber tanto turistas humanos, como animais.
Prêmio de destino acolhedor
Neste mês de outubro, a plataforma Booking teve sua premiação anual Traveller Review Awards, que premia cidades de acordo com as notas que os visitantes dão. E quem ficou com o terceiro lugar de destino mais acolhedor do país esse ano foi a cidade de Monte Verde. E onde entram os pets aqui?
Depois do prêmio, a cidade ficou ainda mais animada para se tornar um destino disputado. Não só pelas suas paisagens ou recepção com os turistas, mas também com os animais.
Em um recente evento chamado “Olá Cidade Pet”, os empresários locais puderam participar de algo especial. O workshop promovido em conjunto com a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) faz parte do Roteiro Pet Friendly de Excelência. Esse programa que tem como objetivo preparar a cidade para receber os turistas e os pets juntos.
De hotéis a restaurantes
A vetrinária Patricia Moraes reuniu os principais empreendedores de setores como hotelaria, gastronomia, comércio da cidade para orientar eles como preparar a cidade para receber os turistas (e os pets, claro) com mais segurança e acolhimento.
Patricia é fundadora da Olá Pet! Vivências Pet Friendly, além de ser presidente da Associação Brasileira do Movimento Pet Friendly no Brasil. No workshop ela enfatizou a importância de melhorar a hospitalidade tanto para os turistas como para seus animais.
Ela destaca que, ao aceitar os pets como hóspedes ou clientes, é necessário ter preparo para a segurança de quem trabalha no local e para os visitantes.
Rumo ao melhor destino
Além de Patricia, os comerciantes locais também entendem e enfatizam a importância de ter um preparo melhor, de toda a equipe, para saber lidar com as situações que podem ocorrer com a recepção de pets em certos estabelecimentos.
A sócio-proprietária do grupo Suíça Mineira, Glaucia Selingardi, que também esteve no workshop, não só concorda como completa o quão importante é o preparo de todos para a recepção das famílias com seus animais de estimação.
Ela falou da importância de atender bem, mas ao mesmo tempo criar políticas que devem ser cumpridas pelos tutores para que o ambiente fique bom para todos.
Responsável por coordenar duas pousadas e um restaurante, ela e outros empresários e donos de negócios que estiveram presentes no workshop começaram a entender melhor e colaborar com a melhora do destino para todas as famílias.
Só o começo do turismo pet friendly
O projeto apresentado com certeza não teve apenas a aprovação dos turistas que estão rumo a Monte Verde. Com certeza mais e mais cidades tendem a melhorar e aderir a essa nova modalidade de turismo, sem excluir membros importantes das famílias.
Afinal, não é sempre que se pode deixar o pet durante uma viagem, ou nem sempre se tem alguém para cuidar dele. Principalmente quando se trata de férias, onde todos querem estar reunidos, colecionando memórias e curtindo.