Se você tem um amigo canino em casa, certamente já deve ter se perguntado sobre alguns de seus hábitos curiosos. Por que ele gira várias vezes antes de se deitar? Por que enterra ossinhos no jardim? E a pergunta de um milhão de dólares: por que os cachorros dormem com a bunda virada para você?
Embora possa parecer estranho (e até um pouco engraçado) para nós, para eles, existe uma lógica. Vamos mergulhar no fascinante mundo do comportamento canino e descobrir as razões por trás desse hábito!
Comportamento Canino
Os cachorros são animais incríveis e muitas vezes são tão complexos quanto nós, humanos. Eles têm uma linguagem corporal própria, manifestam emoções e desenvolvem hábitos específicos que, por vezes, podem nos parecer estranhos.
Por exemplo, muitos cachorros optam por dar voltas antes de se deitar. Essa é uma reminiscência dos tempos antigos quando os cães selvagens faziam isso para amassar a grama e criar um local confortável para dormir. Existem diversos hábitos que podem gerar dúvidas, e as posições para dormir é um deles.
Razões Para Esse Comportamento
Assim, muitos desses comportamentos que parecem peculiares para nós são, na verdade, instintos naturais ou formas dos cães se comunicarem conosco. E o hábito de dormir de costas para o dono? Bom, para essa questão, existem alguns motivos específicos. Confira a seguir:
1.Proteção e Vigilância
O cão é naturalmente um animal protetor e, mesmo quando está relaxando, gosta de estar em uma posição que permita vigiar o ambiente. Virando a bunda para você e ficando de frente para o ambiente, ele pode estar tentando proteger o seu espaço e garantir que tudo esteja seguro.
Sendo assim, principalmente se estiver em sua cama, não estranhe. O objetivo principal é que ele esteja atento à porta, por exemplo. Caso alguém ou algo tente te ferir ou possa assustar ou causar algum dano, ele vai estar de prontidão para atacar.
2.Conforto e Calor
A parte traseira dos cães, especialmente a região da bunda, é uma das áreas mais sensíveis ao frio. Virando essa área para o dono, o cão pode estar buscando conforto e calor, já que muitas vezes os humanos emitem calor e o cão se sente mais quentinho.
Além disso, nessa posição é naturalmente mais fácil que ele receba carinho, tanto nas costas quanto na barriga. Por isso, principalmente nas épocas mais frias do ano, esse comportamento vai se tornar mais comum.
3.Marcação de Território
Os cães têm glândulas na região traseira que exalam um cheiro específico. Ao virar a bunda para algo ou alguém, eles podem estar tentando marcar seu território ou deixar sua “assinatura” para outros cães.
Assim, mesmo que nós não possamos sentir ou qualquer notar, ele vai estar garantindo que aquele espaço é dele, e nenhum outro cão vai “tomar seu lugar”. Mesmo que pareça até mesmo nojento para algumas pessoas, eles fazem por instinto.
4.Confiança e Segurança
Dormir de costas para alguém é um sinal de confiança. Ao mostrar essa parte vulnerável, o cão pode estar comunicando que se sente seguro e confortável na sua presença. Na natureza, muitos animais não dão as costas uns aos outros.
Podemos ver isso em lobos, que sempre se enfrentam de frente, normalmente fazendo círculos, para não deixar essa parte do corpo vulnerável para ataques ou ferimentos graves, uma vez que seus órgãos vitais ficam nessa região.
5.Instinto Herdado
Assim como o hábito de girar antes de se deitar, virar a bunda para o dono pode ser um instinto herdado dos ancestrais caninos. No passado, essa posição poderia oferecer uma melhor defesa contra predadores.
Como dito acima, os cães herdaram boa parte de seus comportamentos dos ancestrais lobos. Sendo assim, mesmo sem perigo, eles sempre vão estar em alerta e prontos para te defender.
Força do Hábito
É incrível como os pequenos gestos e hábitos dos nossos peludos podem nos ensinar tanto sobre eles. Assim como hábitos como o de cheirar tudo durante suas caminhadas, cada um deles tem uma razão, mesmo que não faça tanto sentido.
E lembre-se: cada cão é único. Portanto, o que é verdade para um pode não ser para outro. O mais importante é observar, entender e, claro, aproveitar todos esses momentos divertidos e peculiares que eles nos proporcionam.