Já se pegou observando seu pet e notou o estranho hábito de lamber constantemente as patas? Se sim, não está sozinho nessa. Muitos tutores de pets têm dúvidas sobre ser normal o cachorro lamber muito a pata. Já adianto: isso requer atenção.
Embora possa parecer um simples ato de limpeza, existem motivos escondidos que explicam por que alguns cães fazem isso. Vamos te ajudar a entender as principais razões para esse hábito e, claro, dar dicas sobre como evitá-lo.
As 5 razões para o cachorro lamber muito a pata
Entender o que motiva nosso amigo de quatro patas é o primeiro passo para ajudá-lo. A melhor forma de saber a motivação no caso do seu pet, é ir ao veterinário. Porém, a seguir você confere as principais razões:
1.Alergias
Assim como os humanos, os cães também podem desenvolver alergias a certos alimentos, produtos químicos ou pólen. Lamber as patas pode ser um sinal de que algo está irritando sua pele.
Por isso, passe a observar por onde o animal anda e a quais locais ou substâncias ele tem tido contato. Sejam de limpeza, ou até mesmo de uso específico para ele, analise fique atento.
Secura ou rachaduras
A pata de um cachorro pode ficar seca ou até mesmo rachar devido a condições climáticas extremas, principalmente no calor. Isso pode causar desconforto, levando-os a lamber a área afetada.
Por isso, quando for passear com ele, certifique-se de que o asfalto ou local não vai estar quente, ou extremamente frio. Assim como a pele das nossas mãos e pés, a deles também é bem sensível nesta região.
2.Ansiedade ou estresse
Lamber pode ser uma forma de relaxamento para alguns cães. Quando estão ansiosos ou estressados, esse ato repetitivo ajuda eles a se acalmarem, assim como adquirimos alguns hábitos para nos livrar da ansiedade.
Na maioria das vezes, o que desencadeia ansiedade em animais é relacionado a rotina, seja de exercício, alimentação, tempo de qualidade ou até mesmo um novo animal em casa. Seja qual for a razão, investigue o que pode estar acontecendo.
Traumas ou lesões
3.Traumas ou lesões
Um corte, espinho ou até mesmo um grão de areia preso entre os dedos pode ser muito incômodo. Seu cão pode lamber para aliviar a dor ou para tentar remover o objeto irritante.
Por isso, sempre que sair com ele lembre-se de checar como estão as patas, principalmente se a caminhada for em locais onde pessoas costumam jogar lixo ou mato fechado com plantas e animais que possam ferir ele.
4.Hábito
Em alguns casos, o hábito pode começar devido a um dos outros itens da lista, mas depois se torna apenas um costume. Seja uma forma de se acariciar, não diretamente ligada à ansiedade, ou de lembrar das suas origens.
Apesar de diferentes, assim como os gatos, alguns cachorros podem adquirir o hábito de se limpar, quase como um banho, apenas por diversão.
Como evitar esse hábito
Agora que conhecemos as possíveis causas, que pode ser feito a respeito de cada uma delas. Vamos às dicas práticas para ajudar seu peludo:
- Mantenha as patas limpas: Lave regularmente as patas do seu cão, especialmente depois de passeios, para remover sujeiras, objetos e até mesmo limpar ferimentos.
- Hidrate: Assim como as nossas mãos, como dito acima, as patas dos cães podem se beneficiar de cremes hidratantes especiais para cães.
- Distração: Se você notar que seu cão está começando a lamber excessivamente, use técnicas de adestramento para distrair ele com brinquedos ou atividades.
- Evite alérgenos conhecidos: Se você suspeita que seu cão tem alergias, tente identificar a causa e evitá-la, sempre consultando o especialista antes.
- Crie um ambiente calmo: Reduzir o estresse e a ansiedade do cão pode ajudar a minimizar o lamber compulsivo, então esteja em dias com os passeios e dê atenção a ele.
Na dúvida, vá ao veterinário
Por mais que esse artigo possa ajudar você a entender o que está acontecendo com seu pet a solução pode estar além do nosso alcance. Portanto, se você tentou várias soluções e seu cão continua a lamber suas patas excessivamente, ou se você notar sinais de infecção, inchaço ou outros problemas, é hora de consultar um veterinário.
Lembre-se, as patas de um cão são vitais para sua mobilidade e bem-estar geral. Portanto, qualquer sinal de desconforto ou alteração de comportamento merece atenção, mesmo que não seja algo grave. O importante é sempre estar atento e procurar ajuda quando necessário.