Cães tem adoráveis (e às vezes misteriosas) manias. Se você é dono de um cachorro, certamente já presenciou seu cachorro esfregando na parede, em um objeto ou até mesmo na sua perna. Mas você já se perguntou por que eles fazem isso?
Finalmente você vai descobrir as razões para que seu animal apresentar esse comportamento.
As 6 razões para cachorro se esfregar nas coisas
De fato cães possuem os mais diversos e estranhos comportamentos, que para nós pode ser difícil de entender, mas para eles faz total sentido. O de se esfregar na parede ou em outros objetos, é um deles.
1.Para aliviar estresse
Assim como nós, humanos, os cães também sentem estresse. Esfregar-se em paredes ou objetos pode ser uma forma deles liberarem essa tensão. Em alguns casos, pode ser uma resposta a mudanças no ambiente, como a chegada de um novo pet ou até mesmo mudança de casa.
O ato de se esfregar pode ser o equivalente a alguém o massageando, ou fazendo carinho nele. Da mesma forma que nós temos mecanismos para aliviar nosso estresse, essa é uma das formas deles fazerem isso, e pode ser uma das causas.
2.Para deixar seu cheiro
Cães são animais territoriais e muitas vezes se esfregam para deixar seu cheiro e marcar território. Isso é especialmente comum em lares com mais de um cachorro, principalmente quando são do mesmo sexo. Essa ação indica que eles estão tentando estabelecer uma presença, enviando uma mensagem clara para os outros cães: “Este é o meu espaço!”
Apesar de parecer sem sentido para nós, assim como seus ancestrais lobos, eles querem decidir quem é o líder e quem possui a maior dominância. Isso acontece principalmente quando se trata de machos, podendo ocorrer também com fêmeas.
3.Para recuperar seu cheiro natural
Seu cãozinho adora aquele cheirinho natural dele, sabia? Depois de um banho, é comum que ele queira recuperar seu cheiro original. Se ele acabou de sair do banho e correu direto para se esfregar, agora você já sabe o porquê.
Muitas vezes eles inclusive podem fazer algo que deixa os donos extremamente bravos ou desapontados, que é de se esfregar em grama ou até mesmo terra. E se ele acabou de voltar do pet shop ou do banho, isso pode ser frustrante, mas para ele faz total diferença e sentido — e agora, pra você também.
4.Para se coçar
A coceira pode ser uma das principais razões pelas quais seu cão está se esfregando. Ela pode ter várias razões: desde irritações na pele, picadas de insetos até infecções fúngicas.
Em qualquer um dos casos, ela pode desencadear esse comportamento e causar muito desconforto ao seu pet. Por isso, é importante ficar atento com a frequência que isso ocorre, por onde o animal anda e se acontece em locais e horas específicas.
Como resolver a coceira?
Aqui vão algumas dicas:
- Verifique se há pulgas: Estes pequenos parasitas são uma causa comum de coceira, e apesar de ser comum até mesmo chamar ele de “pulguento”, isso gera desconforto e pode acarretar outros problemas de saúde.
- Verifique a alimentação: Às vezes, alergias alimentares podem ser a causa da coceira, então sempre verifique como ele reage a uma nova ração, ou até mesmo biscoitos, plantas, entre outros.
- Consulte o veterinário: Se a coceira persistir ou se você notar vermelhidão e inchaço, é hora de consultar um profissional. No caso de fungos, por exemplo, o problema pode evoluir e piorar, podendo causar danos graves à saúde do animal.
5.Para ter sua atenção
Sim, às vezes seu cão só quer um pouco mais de carinho. Se ele percebeu que se esfregar te faz dar atenção a ele, pode apostar que ele continuará fazendo isso. Assim como uma criança chora para chamar a atenção dos pais, ou faz alguma arte, eles também fazem isso.
Se esse comportamento vier acompanhado de muito resmungo e gemeção, pode ter certeza que ele quer mais de atenção da sua parte. Alguns minutos de brincadeira ou passeio podem resolver isso.
6.Para ter sua atenção
Assim como nós, cães também querem se divertir. Às vezes, a simples ação de se esfregar em algo é uma brincadeira para eles. A textura diferente de uma parede ou objeto pode ser interessante e divertida para o seu pet.
Se nós, mesmo depois de adultos, temos esse espírito infantil, obviamente nosso cão também terá. Afinal, quem nunca viu um barranco e pensou em pegar um pedaço de madeira ou papelão para deslizar?
Fique atento aos sinais
Entender o porquê de seu cachorro se esfregar em coisas é mais do que apenas saciar uma curiosidade. É uma forma de entender melhor seu pet e garantir que ele está bem e feliz. Seja um indicativo de estresse, coceira ou simplesmente uma brincadeira, é sempre bom estar por dentro dos hábitos de seu peludo para proporcionar o melhor cuidado possível.
Então, da próxima vez que ver seu cãozinho se esfregando em algo, em vez de só achar fofo (o que, convenhamos, é), lembre-se das razões por trás disso e esteja sempre atento aos sinais que ele dá. Seu amigão peludo agradece.