Morar em grandes cidades é um prato cheio para se deparar com cenas nada comuns. E os meios de transporte como os ônibus são os lugares onde você mais vai ver variedades de pessoas, e até mesmo animais.
Um vídeo publicado por uma mulher no Tiktok mostra que sempre dá pra ver algo diferente (e nesse caso, hilário) no ônibus. O vídeo foi gravado em Curitiba e mostra dois cachorros caramelos ocupando os assentos e dormindo durante a viagem.
Há ainda um terceiro cão, mas ele está no chão, andando bem confortável pelo ônibus.
Cidade amiga dos animais
A cena surpreendeu por vários motivos, o primeiro é claro o jeitinho “humano” e folgado dos cães estarem deitados.
Mas o principal deles era que, mesmo com o ônibus lotado, ninguém estava reclamando da presença dos cães, ou achando ruim eles estarem deitados.
No vídeo havia comentários positivos sobre a relação da cidade com os animais. Segundo alguns usuários, a cidade é cuidadosa com seus pets.
O comentário com mais interações dizia: “Fiquei chocada quando fui em Curitiba e vi os cachorros usando faixa de pedestre para atravessar a rua”, revelando que os cães têm mesmo seu lugar lá.
“É sinal que nós curitibanos temos amor aos animaizinhos” foi outro comentário curtido de um usuário.
Cachorro no ônibus: pode ou não pode?
Mesmo a cena sendo bastante elogiada e atingindo 1.3 milhões de visualizações e comentários positivos , surgiu um questionamento: cachorro pode andar de ônibus?
Cada cidade tem suas legislações sobre essa questão, e a verdade é que em Curitiba, exceto em casos de cães-guia, não é permitida a entrada de cães soltos nos ônibus intermunicipais, ou de viagens.
A ideia é que o animal não pode incomodar ou causar riscos aos passageiros, e deve estar seguro também. Por isso devem ser transportados em caixas de transporte.
Já em carros, as regras de transporte para o conforto e segurança das pessoas e do cão são diferentes.
Você daria seu lugar?
Parece que o pessoal em Curitiba não mede esforços para deixar os cães confortáveis e se sentindo cidadãos queridos. Mas e você? Se estivesse num ônibus e se deparasse com uma cena dessas, daria seu lugar?