Loading...

Entendendo Sinais Caninos: Coisas Que Você Deve Saber se Tem um Cão

Dos pés a cabeça, os cães estão sempre mandando mensagens. Decifre os sinais.

Moldura com varios cachorros

Ah, os cães! Esses seres de quatro patas que nos enchem de alegria, fazem companhia e se tornam membros essenciais da família com seu jeitinho. Mas, muitas vezes não conseguimos entender esse jeito, não é mesmo? Para muitos donos de cães, as ações deles podem parecer aleatórios ou até mesmo enigmáticos.

Anúncios

Existe um mundo fascinante da comunicação canina que pode revelar o que seu cão está tentando dizer. Entender esses sinais caninos é fundamental para fortalecer a relação entre você e seu pet. Quer descobrir o que isso significa?

8 sinais caninos e o que quer dizer cada um

Cães não falam nossa língua, mas isso não significa que eles não se comunicam. Mas eles estão nos “dizendo” uma série de coisas através de sua linguagem corporal e vocalizações, e nós não percebemos. Aqui estão oito sinais comuns e o que cada um deles pode significar:

1.Abanar o rabo

Enquanto muitos acreditam que um rabo abanando sempre significa que um cão está feliz, isso nem sempre é verdade. A velocidade e direção do abanar podem indicar diferentes emoções, desde felicidade até nervosismo.

Anúncios

Por exemplo, quando ele abana para o lado esquerdo, pode indicar que ele viu ou sentiu algo que não gostou, ou que pode ser um perigo. Já no caso de ele abanar para a direita, pode indicar alegria e excitação, que está feliz. 

Imagem: Artem Bali/Pexels

2.Rosnar

Por mais que seja assustador, um rosnado é uma forma de um cão dizer que se sente ameaçado ou desconfortável e isso nunca deve ser ignorado ou punido. Prestar atenção, quando ocorre, com qual frequência e em que situações pode te ajudar a identificar qual o incômodo.

Principalmente se ocorre com mais frequência  perto de certos animais ou pessoas, isso pode indicar algo a mais. Ainda sim existem as ocasiões onde ele rosna durante brincadeiras, e isso pode indicar apenas uma animação, inquietação.

Imagem: asommerh/Pixabay

3.Lamber os lábios

Esse gesto pode indicar estresse ou ansiedade, já que é uma forma de se acalmar. Mas tudo depende do contexto, como por exemplo, quando ele está perto de comida, ou prestes a comer isso pode indicar fome.

Anúncios

Mas, caso ele tenha acabado de comer isso pode indicar que algo não lhe fez bem ou que ele comeu algo perigoso. Se isso vier acompanhado de uma respiração mais lenta, pode indicar que ele está prestes a vomitar. 

Imagem: Huskyherz/Pixabay

4.Cabeça inclinada

Quando um cão inclina a cabeça, muitas vezes ele está tentando entender melhor um som ou palavra. Isso pode indicar que ele está muito atento ao que está falando, por isso está tentando entender as palavras.

Ainda existe o contexto em que ele quer ver algo, mas devido a um focinho alongado, não consegue. Por isso, ele inclina a sua cabeça para visualizar melhor o que deseja ou não está a seu alcance.

Imagem: NadineDoerle/Pixabay

5.Pernas para o ar

Um cão de costas com as pernas para o ar está se sentindo relaxado e confiante em sua situação. Durante uma brincadeira, pode indicar que ele quer carinho ou cócegas na sua barriguinha.

Se ele está dormindo, pode indicar que ele está 100% relaxado e em descanso profundo. De qualquer forma, deixar sua barriga à mostra, e “vulnerável” para você, indica que ele confia em você, e sabe que não vai feri-lo.

Imagem: 2999607/Pixabay

6.Focinho enrugado

Se o focinho de um cão se enruga, muitas vezes é uma indicação de que ele está confuso ou preocupado. Isso pode indicar apenas uma “postura” de bravo se ocorrer durante uma brincadeira.

Mas, se isso vem acompanhado de rosnados em outras situações, o cão pode estar irritado. Esse comportamento vem de seus ancestrais, lobos, que franzem o nariz para deixar os dentes e arcada à mostra, indicando posição de defesa.

Imagem: monicore/Pixabay

7.Orelhas para trás

Este é um sinal de que seu cão pode estar com medo ou ansioso, que também vem de seus ancestrais. Esse movimento com as orelhas serve para ficar mais atento aos sons e sinais ao seu redor, indicando que algo não está certo.

Mas, é preciso se atentar que há uma diferença entre orelhas para baixo e para trás. Quando estão para baixo, e caídas, acompanhadas de um olhar pidão pode indicar que ele está pronto para um carinho, e que confia em você.

Imagem: RAF …/Pexels

8.Olhar fixo

Um olhar intenso pode ser uma forma de seu cão dizer que ele quer algo (como comida ou brinquedos) ou pode ser um sinal de que ele está se sentindo ameaçado. Se ele vem acompanhado de orelhas em pé, ele está atento.

Mas se esse olhar está voltado para você, enquanto come, por exemplo, pode indicar que ele quer um pouco. Se ele reveza o olhar entre você e um brinquedo, local, ou objeto, indica que ele quer brincar, ou a sua atenção.

Imagem: avosloh/Pixabay

Você também pode mandar sinais

Assim como nosso amado cãozinho nos envia sinais constantemente, temos a capacidade (e responsabilidade) de responder adequadamente e também enviar nossos próprios sinais.

Existem muitas formas práticas e significativas de mostrar ao seu cão o quanto ele é amado. Um olhar carinhoso, carícias, a maneira como falamos e até mesmo nossa linguagem corporal podem transmitir mensagens que qualquer cão vai entender.